Estado de Rondônia será pioneiro na implantação de projeto piloto do Programa Famílias Fortes, do Governo Federal

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Estado de Rondônia será pioneiro na implantação de projeto piloto do Programa Famílias Fortes, do Governo Federal



Primar pelo desenvolvimento de uma sociedade saudável, através do fortalecimento da família. Este é um dos pilares que norteia o Governo de Rondônia, por meio das ações de suas secretarias. O reflexo dessa visão de trabalho atraiu os olhares do Governo Federal, representado pela secretária Nacional de Família, Angela Vidal Gandra da Silva Martins, que veio ao Estado para conhecer o cenário das famílias no âmbito da agricultura, com intuito de dar o ponta pé inicial na implantação do projeto Piloto do Programa Famílias Fortes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (Mmfdh).

Em reunião com o secretariado do Governo do Estado, liderada pelo secretário-chefe da Casa Civil, José Gonçalves da Silva Júnior, nesta quinta-feira (17), no Palácio Rio Madeira, a secretária Nacional detalhou sua visita ao Rancho Alegre, no município de Candeias do Jamari, que conta com 157 famílias nas unidades produtivas, e vão ser contempladas com a aplicação do programa.

A secretária Nacional explicou que o propósito do Governo Federal é instigar o olhar especial para a família em cada município, e Rondônia foi o Estado escolhido, por apresentar uma característica agropecuária muito forte. Tem agricultura familiar e ao mesmo tempo alinhado com pessoas do mesmo parentesco.

“Decidimos vir a Rondônia, com indicação da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), pois com base nessas características, compreendemos que o Governo do Estado anseia pela promoção humana, não somente econômica da família. Por essa razão resolver desenvolver aqui o projeto piloto. Ficamos maravilhados com o acolhimento e a visão do Estado, que vem de encontro ao que estamos propondo”, destacou detalhando ainda que o programa envolve capacitações e fortalecimento das relações familiares. Com isso, elas trabalham melhor e ao mesmo tempo vivem melhor em comunidade, que é uma característica da agricultura familiar. A partir daí o Programa será apresentado às famílias no decorrer de sete encontros.

RONDÔNIA COMO REFERÊNCIA NACIONAL

O coordenador-geral de Crédito Fundiário, Alberto Batista da Silva Filho também esteve acompanhando a visita da secretária nacional e destacou o progresso do Estado no crédito fundiário no ano de 2020. “É um prazer estar mais uma vez em Rondônia, sendo este o número um em contratações de créditos fundiários neste ano, onde contratamos mais de 300 propostas no valor de acima de R$ 40 milhões aplicados. A nossa demanda foi de apoiar a Secretaria Nacional da Família, e não tivemos dúvida alguma em apontar Rondônia, para ser o Piloto do programa. Pois entendemos que os trabalhos estão funcionando bem e que tem dado um suporte grande ao crédito-fundiário. Esperamos em 2021 avançar mais ainda nas contratações dos créditos-fundiários, por meio da Seagri e trazer essa política familiar. Temos a certeza que as coisas vão prosperar ainda mais entre Governo Federal e o Estado de Rondônia”, salientou.

O secretário de Estado da Agricultura, Evando Padrovani reforçou a visão alinhada do Governo do Estado e Governo Federal com a soma das políticas públicas que irão trazer benefícios, principalmente à área rural. “Nós temos uma missão como Governo, buscando um país melhor e um Estado melhor, estendendo essas políticas a quem precisa também nas propriedades rurais, que somam mais de 140 mil propriedades em todo o Estado, representando 85% da agricultura familiar. Essa política vem para fortalecer a família no campo e com isso, vamos começar a garantir a sucessão familiar no âmbito rural”, enfatizou.

A indicação do Estado a ser berço de um projeto piloto oriundo do Governo Federal demonstra o forte potencial e a certeza que Rondônia segue no caminho certo, sendo terreno de solo fértil para a implantação do Programa Famílias Fortes, tornando-se exemplo para o Brasil.

SOBRE O PROGRAMA

O projeto piloto do Programa Famílias Fortes, consiste em sete encontros semanais, viabilizados por facilitadores, para famílias com filhos com idade entre 10 e 14 anos para promover o bem-estar, fortalecer processos de proteção e contribuir com a resiliência familiar.

Entre os objetivos específicos do programa estão: ensinar pais e filhos a desenvolverem maneiras eficazes de comunicação e relacionamento, mostrar aos pais a importância de apoiar os filhos, ensinar os filhos a lidar com o estresse e a pressão dos amigos e promover uma expectativa de futuro aos jovens.

De acordo com a metodologia, a relação positiva entre familiares cria condições favoráveis para o bom desenvolvimento dos filhos e tende a afastá-los de condutas de risco.

Assim, os principais resultados esperados para os participantes do programa são: melhoria da interação entre pais e filhos; melhoria do rendimento escolar e maior interesse e envolvimento dos pais na rotina escolar dos filhos, entre outros.



Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Ésio Mendes e Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários