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Call Center municipal recebeu 140 mil ligações desde o início da pandemia



Criado para dar celeridade no atendimento de pessoas com sintomas do coronavírus (Covid-19), o Call Center atingiu, no último dia 30 de novembro, a marca de 140 mil ligações recebidas. O número marca os oito meses de funcionamento do sistema, que iniciou suas atividades no primeiro dia de abril.

Os meses que registraram maior volume de ligações foram maio (23.148), junho (30.219) e julho (23.831), que juntos somaram 77.198 mil atendimentos, mais da metade de todo o registrado desde o início do serviço. Outubro foi o mês com menor índice de ligações, com 6.756 mil chamadas. Procura que voltou a aumentar em novembro, quando foram registradas 13.380 mil ligações.

Pessoas que apresentam sintomas gripais leves como coriza, tosse, perda de olfato e paladar, diarreia devem procurar atendimento através do telefone 0800 647 5225 que funciona diariamente a partir das 7h da manhã até 1h da madrugada. O serviço também funciona para orientações e informações diversas aos pacientes com suspeita da doença.

Aqueles com sintomas moderados, que apresentam dificuldade para respirar e febre alta persistente, ou que apresentam sintomas graves como dor no peito, febre alta persistente, desidratação e alteração de estado mental, devem ser encaminhados imediatamente para UPA Sul, unidade que se tornou referência nos atendimentos desta natureza.

No Call Center são ofertadas consultas médicas e realizados encaminhamentos para atendimento presencial nas unidades de saúde do município. A população é atendida pela equipe de triagem, que preenche o cadastro do paciente e o encaminha para a teleconsulta com médicos plantonistas.

Atendimento pós-Covid

Pacientes que já contraíram o coronavírus e que estão novamente com os sintomas da doença também podem buscar ajuda através do Call Center, no 0800 647 5225. Outra opção de atendimento para pacientes desta natureza são as unidades básicas de saúde, que estão preparadas para atender de segunda a sexta-feira das 7h às 18h.

Medidas de Prevenção

Pequenos hábitos são grandes aliados na prevenção da doença e cada um deve fazer sua parte para evitar a propagação da doença. Entre as medidas estão:

Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.

Mantenha uma distância segura de pessoas, principalmente se estiverem tossindo ou espirrando.

Use máscara. Se possível troque a cada 3 horas, se estiver úmida troque-a imediatamente.

Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.

Cubra seu nariz e boca ao tossir ou expirar.

Fique em casa se você se sentir indisposto.

Procure o call center se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.


Foto:Rolin noticia

Fonte: Vitor Jensen
Call Center municipal recebeu 140 mil ligações desde o início da pandemia Call Center municipal recebeu 140 mil ligações desde o início da pandemia Reviewed by editor on sexta-feira, dezembro 04, 2020 Rating: 5

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