1
Serviços de infraestrutura na área de tecnologia e comunicação são ampliados em Porto Velho e Ariquemes

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Serviços de infraestrutura na área de tecnologia e comunicação são ampliados em Porto Velho e Ariquemes



Durante o mês de outubro deste ano foram instalados seis novos pontos da Infovia nos municípios de Porto Velho e Ariquemes ligando as unidades administrativas à rede do Governo do Estado de Rondônia de uma maneira fácil, rápida e segura, conectada em uma rede muito mais confiável da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic).

As unidades que receberam a Infovia foram a Usina de Asfalto do Departamento de Estadual de Estradas de Rodagem e Transporte (DER), Tudo Aqui de Ariquemes, Prédio Anexo do Porto, Escola Técnica Orlando Freire, Batalhão de Choque da Policia Militar e ativação de Câmeras da Secretaria Estadual de Segurança (Sesdec). Essas unidades estão agora trafegando numa rede de capacidade de tráfego de 10 Gb/s, sem limitação de banda.

O gerente de Infraestrutura e Serviços da Setic, Gabriel Carrijo Bento Teixeira, explicou que essas unidades utilizavam links de internet de velocidade baixa. “A partir de agora, elas passam a ter uma comunicação de fibra ótica, numa velocidade de um gigabit por segundo (Gbit/s). Além disso, elas podem aderir aos nosso serviços a partir da mudança. Esse setores podem também aderir aos nossos serviços internos que são utilizados aqui dentro do complexo do Palácio Rio Madeira, como as linhas VoIP (termo usado para protocolo de rede)”, argumentou Gabriel.

As entidades estaduais que queiram aderir aos serviços da Setic podem solicitar através do Portal de Atendimento ou no telefone: 3212-9513.

INFOVIA NAS ELEIÇÕES

A Infovia tem 500 km de fibra ótica em três municípios: Porto Velho, Candeias do Jamari e Ariquemes. E encontra-se nas unidades escolares da rede estadual sendo 71 escolas em Porto Velho, 10 em Ariquemes e três escolas em Candeias do Jamari, que serão ponto de votação para as Eleições Municipais e irá fornecer uma internet de qualidade e agilidade no próximo domingo (15).

Segundo o superintendente de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), coronel Delner Freire, as escolas irão utilizar a rede Infovia para transmissão dos votos para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Com segurança, velocidade e qualidade os votos contidos nas urnas estão dentro de uma rede segura para transmissão em tempo real para analisar os votos das urnas. Utilizando toda essa infraestrutura que tem o Estado de Rondônia, para servir ao exercício da cidadania ao poder da Justiça Eleitoral e agregar o voto do cidadão com a confiabilidade que o processo exige”, enfatizou.

EXPANSÃO

O projeto de expansão da Infovia via parceria Público – Privado para os 52 municípios de Rondônia, se encontra em Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). O edital foi lançado no final de agosto. “Com esse edital duas empresas se manifestaram para fazer os estudos técnicos. Elas têm mais 60 dias para fazer a entrega desses estudos”, explicou o gerente de Infraestrutura da Setic.

Gabriel explicou que depois desses estudos irá analisar as demandas que as secretárias possuem dentro do Governo do Estado. “Também podemos fazer uma combinação entre esses projetos para que o Estado seja atendido da melhor maneira possível. E a partir daí nós passamos por uma fase de licitação para que de fato a gente consiga estabelecer a parceria público privada para a expansão da Infovia”, argumentou.






Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Daiane Mendonça e Arquivo Setic
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários