1
Prematuridade é tema de palestras no Hospital de Base; recém-nascidos participam de ensaio fotográfico

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Prematuridade é tema de palestras no Hospital de Base; recém-nascidos participam de ensaio fotográfico



A equipe multiprofissional de saúde do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, promove desde segunda-feira (16) a Semana de Conscientização sobre Prematuridade e importância do Método Canguru e Humanização.

O evento é realizado anualmente em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade (17 de novembro). Neste ano, duas semanas de palestras, rodas de conversas, oficinas para as equipes de saúde que atuam diretamente no cuidado com os recém-nascidos estão sendo realizadas, além de um ensaio com fotógrafo profissional, os recém-nascidos e suas mamães.

As rodas de conversas e oficinas estão dividas em duas etapas, para o revezamento da equipe e contemplação de todos os plantonistas. Nessa semana de 16 a 20 de novembro está acontecendo um bate papo sobre humanização, método canguru e a importância da família no fortalecimento da saúde do prematuro.

Na próxima semana, de 23 a 27 de novembro, acontecerá a Oficina de Práticas de Cuidado para os Recém-Nascidos, que ensinará técnicas de banho, troca de fralda, amamentação, e posição canguru.

Para a psicóloga Audilene Queiroz, promover essa conversa e conscientização sobre a humanização com a família do Recém-Nascido, é fundamental para o sucesso do trabalho, ela afirmou: ‘’a gente faz de tudo para garantir que a mãe se sinta segura, que ela sinta que pode contar com a equipe para cuidar do bem mais precioso’’.

As palestras e oficinas buscam capacitar os profissionais dos setores maternos infantis, centro obstétrico, maternidade e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.

Uma surpresa para as mamães dos bebês também foi realizada: um ensaio fotográfico profissional, concedido pela voluntária e fotógrafa Fernanda Amaral que relatou sua experiência: “Pela primeira vez estive fotografando em uma UTI, e é muito emocionante ver a luta desses guerreiros e de suas mães”.

A diretora geral do HB, Raquel Gil conta que sua única filha também nasceu prematura, e ela evidencia a importância da equipe de saúde no cuidado humanizado e da atenção à família, não só ao bebê, no momento tão delicado e ímpar na vida de uma mãe e de uma família.





Texto: Daiane Brito
Fotos: Daiane Brito e Fernanda Amaral
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários