Polícia Militar traça estratégia para atuação nas eleições que vão ocorrer em 15 de novembro

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Polícia Militar traça estratégia para atuação nas eleições que vão ocorrer em 15 de novembro



O quantitativo de policiais militares e viaturas que a Polícia Militar do Estado de Rondônia irá empregar para promover a segurança das eleições de 2020, marcadas para 15 de novembro, começa a ser planejado pela Corporação que tem mantido reuniões para fortalecer o planejamento de segurança que será executado em Porto Velho e em todo o interior do Estado, nos locais de votação.

Conforme estimativa da Polícia Militar, no primeiro turno das eleições serão 160 policiais militares a mais que vão intensificar o patrulhamento nas proximidades dos locais de votação, inclusive no dia anterior à eleição, somando ao efetivo de policiamento ostensivo rotineiro.

O planejamento tem sido constantemente discutido no Comando-Geral da Polícia Militar, com intuito de apontar os principais procedimentos operacionais que a Corporação desenvolverá para garantir a segurança da população no pleito.

Para coibir a possibilidade de ilícitos eleitorais (crimes eleitorais, infrações administrativas e condutas vedadas), e considerando a necessidade de controle do distanciamento social em virtude da pandemia da Covid-19, a Coordenadoria de Planejamento Operacional (CPO) da PM está, juntamente com as demais coordenações e Batalhões da Polícia Militar realizando os últimos ajustes.

Os preparativos para o policiamento ostensivo ordinário, especial e de trânsito, visando a preservação da tranquilidade pública e pleno exercício do direito de voto quanto às atividades relacionadas ao pleito eleitoral 2020 no Estado de Rondônia são as principais funções da PMRO, conforme explicou o coordenador de Planejamento Operacional, coronel PM Fábio Alexandre Santos França. “As escolas que já estarão ocupadas por urnas eletrônicas e pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) terão a segurança intensificada. A PMRO também é responsável pela segurança dos juízes eleitorais, magistrados e promotores no dia das eleições”, explicou o coronel.

O período de pandemia trouxe algumas mudanças, como o horário diferenciado para início das eleições, sendo que os locais de votação abrirão uma hora antes, e começarão a receber os eleitores idosos e do grupo de risco às 7h.

PLANEJAMENTO

O aumento no número de candidatos poderá gerar um aumento na quantidade de denúncias de ilícitos neste pleito eleitoral, para isso a Polícia Militar de Rondônia está com seu planejamento antecipado e em alinhamento com a Coordenação de Segurança das Eleições (Cose).

O Disque Eleição estará funcionando através do número 148, para denúncias que consequentemente serão transmitidas para as equipes de policiais militares de radiopatrulha, que irão averiguar o ilícito, assim como evitar aglomeração nas proximidades dos locais de votação.

A Polícia Militar também estará dando apoio ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na triagem e registro de ocorrências das pessoas flagranteadas cometendo algum crime eleitoral, durante registro das ocorrências, para que sejam tomadas posteriormente as providencias da Justiça Eleitoral.




Texto: Renata Pimentel e Paulo Ricardo Leal
Fotos: Jordan Marinho e Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários