A difícil tarefa para Cristiane Lopes no segundo turno

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

A difícil tarefa para Cristiane Lopes no segundo turno



COMENTÁRIO

Quando eu escrevi que Hildon Chaves tinha possibilidade de ganhar a eleição no primeiro turno, alguns internautas perguntaram se eu não estava exagerando. Os números da eleição de domingo mostraram que faltou pouco para isso.

SITUAÇÃO ATUAL

Meu comentário foi em função da grande quantidade de candidatos que dividiriam os votos enquanto que Hildon Chaves tinha a possibilidade de manter seu eleitorado e ainda tentar conquistar mais eleitores.

MATEMÁTICA

A manchete de hoje não tem nada a ver com preferência por esse ou aquele candidato. É uma questão de números.

FINAL

Hildon Chaves fechou o pleito com 74 mil e 728 votos. O que representa 34,1% do eleitorado. É um percentual pequeno ? Depende da leitura. Em 2016, Hildon
Chaves fechou o primeiro turno com 57 mil 954 votos. 

AUMENTOU

Nessa eleição, Hildon aumentou 16 mil 774 votos em relação ao pleito passado. É verdade que para chegar aos 148 mil 673 votos de 2016 Hildon terá que trabalhar bastante suas propostas para convencer o eleitorado dos demais candidatos.

ABSTENÇÕES

Vale lembrar também que no primeiro turno de 2016 tivemos 59 mil e 623 pessoas que não apareceram para votar. Nesta eleição, o número de abstenções passou de 90 mil, embora tenha ocorrido queda no percentual de votos brancos e nulos.

CONVENCIMENTO

Para o segundo turno, caso se mantenha o número de abstenções e de votos brancos e nulos, Hildon Chaves e Cristiane Lopes vão em busca de 113 mil 560 votos que é a soma total dos demais candidatos que disputaram a eleição.

MUITO TRABALHO

É aqui que entra o título da coluna de hoje. Cristiane Lopes precisa de 43 mil e 267 votos para empatar com Hildon. Isso representa pouco mais de 38% do total feito pelos demais candidatos.

O QUE SOBRA

Conseguindo a diferença, Cristiane precisa vencer Hildon na disputa pelos demais 70 mil e 293 votos que restam. A metade disso mais um representa 35 mil e 147 votos.

DESAFIO

Analisando por esta ordem matemática, Cristiane ganharia no segundo turno mantendo sua votação atual e conquistando mais 78 mil e 414 votos. Para que isso ocorra, Hildon Chaves não pode fazer mais 35 mil e 147 votos no segundo turno além do que ele já tem.

DISPUTA

De forma muito simples, a lógica é essa. Hildon precisa de mais 35 mil votos para consolidar a reeleição e Cristiane tem que fazer mais 78 mil e 414 votos para conseguir chegar até cadeira de prefeito no Prédio do Relógio. 

APOIO

Na coluna de amanhã, vou divulgar outros números sobre as possibilidades no segundo turno já contando com prováveis apoios, tanto para Hildon Chaves como Cristiane Lopes.
Foto: RONDONIAOVIVO


Fonte:RONDONIAOVIVO

Sugestão de Pauta

Postar um comentário

0 Comentários