1
Importação de tecnologia e insumos agrícolas foram temas de reunião da classe empresarial com o embaixador de Israel

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Importação de tecnologia e insumos agrícolas foram temas de reunião da classe empresarial com o embaixador de Israel



Um grupo de empresários de vários seguimentos de Porto Velho e de outros municípios, se reuniram na noite de terça-feira (27) com o embaixador de Israel, Yossi Shelley na capital, para troca de experiências entre Israel e Rondônia e possíveis acordos comerciais. O embaixador pôde apreciar a música e a culinária brasileira rondoniense durante um jantar com o setor empresarial do Estado e representantes do Governo.

Após o jantar, em um bate papo informal, os empresários se reuniram para obter maior conhecimento sobre o potencial de Israel nas áreas da tecnologia, produtos agrícolas e insumos que possam ser usados no agronegócio e demais setores econômicos de Rondônia.

Por ter cerca de 60% do território de áreas desérticas e escassez de recursos hídricos, o País investe nos ramos industrial e agrotecnológico, com pesquisas e ao progresso científico, se destacando na agricultura e indústria, exportando tecnologia.

“Com a chuva atrasada, apareceu no satélite que uma área da fazenda de soja plantada estava com problema de água. Fomos lá conferir e vimos que perderíamos aquela área plantada, mas quem avisou a gente foi o satélite de Israel. É essa tecnologia que vai aumentar a nossa produtividade”, destacou Adélio Barofaldi.

O embaixador falou sobre o adubo israelense que pode ser importado para Rondônia para dar um salto na agroindústria e agronegócio, para os empresários do Estado. O adubo de Israel é considerado o melhor do mundo.

SAÚDE

Entre tantas curiosidades de como é Israel, a classe empresarial ficou surpresa ao saber que 100% da população do País, que é em torno de 9 milhões de habitantes, tem plano de saúde bancado pelo Governo.

“Com certeza a nossa relação com Israel passa a ser outra a partir desta visita. Hoje temos uma nova visão sobre o País e com muito desejo de fazer negócios com Israel. A imagem que o senhor deixa aqui é muito positiva”, ponderou Luís Fernando Pereira, secretário estadual de Finanças (Sefin).

Yossi Shelley convidou a equipe de Governo e os empresários presentes na reunião para visitarem Israel assim que passar a pandemia. 

“Foi uma honra receber o embaixador de Israel, e o senhor é sempre muito bem-vindo a Rondônia. Ano que vem queremos construir uma agenda com a embaixada israelense para entender melhor o que Israel tem, para que possamos usufruir disso, tantos nas trocas comerciais quanto na tecnologia e inovação. O Governo do Estado tem um grande programa de inovação e vimos que temos muito a aprender com Israel”, destacou Sérgio Gonçalves, titular da pasta da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi).

O secretário da Casa Civil, José Júnior Gonçalves representou o governador, coronel Marcos Rocha. Também estiveram presentes na reunião, Beatriz Basílio, secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), conselheiros de Desenvolvimento Regional (Conder) e empresários de vários seguimentos do Estado.





Texto: Rejane Júlia
Fotos: Nilson Santos
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários