Header Ads

Há 30 anos lecionando, professor estadual relata trajetória e desafios em sala de aula



Ser professor é responsabilidade imensa dentro da sociedade mundial. Por essa razão, em comemoração ao Dia do Professor (15), o Governo de Rondônia destacou Sávio Almeida de Lima, professor de História, nascido em Porto Velho, para contar sua trajetória admirável na educação estadual. Em 1990, Sávio começou a lecionar na Escola Estadual Carmela Dutra e a partir desse ponto mostrou o motivo pelo qual veio ao mundo. Com formação em História, disciplina que sempre fez parte da sua vida, o professor teve vasta experiência, até mesmo na rede particular, e relata o interesse que surgiu quando ainda era menino, no tempo que admirava seus professores.

Desde criança, Sávio expressou vocação para área e diz que nunca se arrependeu da escolha, pois contribuir para o crescimento das pessoas é o que o move. Único da família que é professor, Sávio comenta que sempre teve apoio dos pais e irmãos que nunca interferiam na escolha da carreira, ao contrário, sempre deram forças para que se realizasse como profissional, e foi o que aconteceu com ele nesses 30 anos de dedicação em sala de aula.

De acordo com o historiador, o amor pela profissão é notável e relata que a data 15 de outubro torna-se necessária para gerar uma reflexão sobre a importância social do professor, o qual desempenha um papel vital na educação, isto porque todos, independentemente da profissão, passam por um educador. Para ele, ser professor é impulsionante e desafiador, porém bastante significativo para o país e comenta: “nosso papel é cultivar sonhos numa sociedade que não sonha mais”.

Quando refere-se ao que mudou na educação, o professor comenta que a nova geração tem uma visão de mundo diferente da geração anterior, por isso aponta a importância dos estudantes serem mais compreendidos pelos professores e destaca que o diálogo é a porta de entrada para que isso ocorra. Para Sávio, compartilhar o conhecimento é muito mais que uma troca de experiência, envolve em ser um ser humano melhor e mais comprometido.

Muito otimista com o futuro, apesar do ano típico devido à pandemia, Sávio acredita que a educação será cobrada com mais afinco no ano de 2021, principalmente porque o Governo está preocupado com a qualidade educacional e emocional dos estudantes. “Você tem que entender que os estudantes precisam de um suporte muito maior e acredito que a educação brasileira começou a perceber, portanto tenho muita esperança na sua evolução”, comenta.

Para quem sonha ser professor, ele enfatiza que o sonho não morre e nem envelhece, ele torna-se realizável quando você quer realizar. Portanto, para escolher ser professor tem que amar de verdade para não ser um profissional infeliz e, por consequência, fazer outras pessoas infelizes. E na data do Dia do Professor, ele faz um pedido aos alunos: “o melhor presente que os estudantes podem nos dar nesse dia é se transformarem em excelentes profissionais, mas sobretudo cidadãos éticos e honrados para fazer a diferença no mundo”.

Sávio Lima aproveitou o ensejo para parabenizar os professores nesta data especial com frase inspiradora, destacando a importância do ofício. “Como já dizia o dramaturgo Bertolt Brecht, ‘há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis’ e esses são os professores, profissionais indispensáveis para a sociedade”, comenta.

Quando mencionada sobre a perspectiva do futuro da educação, o professor citou Thiago de Mello, poeta amazonense, que afirmava: “‘Não, não tenho um caminho novo. O que tenho de novo é a maneira de caminhar’, portanto neste século 21 que tenhamos uma maneira nova de caminhar e evoluir na educação”, finaliza, demonstrando confiança no amanhã.




Texto: Emanuelle Pontes
Fotos: Daiane Mendonça e Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia
Há 30 anos lecionando, professor estadual relata trajetória e desafios em sala de aula Há 30 anos lecionando, professor estadual relata trajetória e desafios em sala de aula Reviewed by Adm on quinta-feira, outubro 15, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Recent