1
Escola Albina Marció Sordi, 1ª no Índice de Desenvolvimento da Educação, recebe investimentos do Governo de Rondônia

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Escola Albina Marció Sordi, 1ª no Índice de Desenvolvimento da Educação, recebe investimentos do Governo de Rondônia


O período de suspensão de aulas, devido à pandemia, não intimidou o Governo de Rondônia em investir na educação. A determinação do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, é construir, reformar e equipar as escolas para que os estudantes possam encontrar um ambiente melhor quando o retorno às aulas presenciais for seguro. São mais de 160 obras em educação em todo o Estado, e uma delas foi verificada pelo governador, in loco, na tarde de terça-feira (29).

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Albina Marció Sordi, primeira colocada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), localizada em Ariquemes, foram R$ 130.152,82 destinados para a nova secretaria escolar. Antes, ocupava um espaço equivalente à metade de uma sala de aula, mas agora está confortável e ampla para atender a comunidade escolar.

Além disso, a escola está equipada com refrigeradores, freezers, fogão, liquidificador, batedeiras, bebedouros, armário deslizante e caixas de som. A diretora da escola, Marineide Moreira da Silva Pilatti agradeceu pelos investimentos feitos e a coordenadora regional de educação em Ariquemes, Nilta Moreira, reforçou que há muito tempo as escolas não recebiam equipamentos como está acontecendo agora.

“Já se passava muito tempo que as escolas não recebiam materiais e equipamentos, nós temos visto isso chegar até as nossas escolas, inclusive quando o caminhão da Seduc chega nós o chamamos de caminhão da felicidade. E não é só isso, nós temos visto as construções acontecendo, e a agilização dos processos para que muito seja feito em pouco tempo”, conta a coordenadora.

“É um momento de muita alegria, afinal sonho que se sonha só é só um sonho, mas o que nós temos se chama meta, e para realizá-las temos pessoas de coragem na educação. A nova secretaria e o gradil que foi feito era um sonho, pois a antiga era metade de uma sala de aula”, disse a diretora.

O secretário de Educação, Suamy Vivecananda, reforçou que a missão dada pelo governador é de investir em reformas, construção e aparelhamento das escolas, além dos profissionais e dos estudantes.” São mais de 160 obras na educação. Isso é reflexo do trabalho de um Governo que tem compromisso com metas estratégicas”.

O governador destacou que esses investimentos estão sendo possíveis devido ao trabalho responsável com o dinheiro público, que vem dos impostos de cada cidadão. “Eu estou honrando a Deus trabalhando de forma honesta, justa e cobrando dos secretários, dizendo: fujam da corrupção, pois estamos buscando aplicar os recursos de forma correta no nosso Estado, para que haja desenvolvimento”, garante Marcos Rocha.

IDEB

Na escola, são atendidos 710 estudantes, sendo 26 turmas, duas do 4° ano, outras duas do 5° ano e 22 turmas do 6° ao 9° ano. Segundo a diretora, a instituição teve o melhor desempenho da região de Ariquemes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2019 entre as escolas estaduais.

Alcançou 6,2 nas séries iniciais do Ensino Fundamental e 6,1 nas séries finais. Reconhecendo a dificuldade em alcançar com satisfação os parâmetros de avaliação, aumentar um décimo no Ideb exige um bom trabalho, resultado que foi parabenizado pela Seduc, como motivo de grande alegria. “Quando eu vejo a escola tendo a maior nota do Ideb na região eu só tenho que parabenizar. É assim com esforço e afinco que vamos alcançar patamares ainda mais elevados, valorizando nossos rondonienses”, completa o governador.

O destaque no desempenho do Ideb foi atribuído a uma série de fatores, entre eles a conscientização de que e ciência é uma espécie de raio-X da realidade socioeconômica dos estudantes e da condição de aprendizagem, pois a partir daí que é possível corrigir carência e avançar na educação.

Os alunos entenderam o recado e se esforçaram para atender as expectativas. Na escola Albina Marció Sordi, esses trabalhos de correção das deficiências é bem conhecido. A diretora conta que é feito constantemente monitoramento para identificar em quais conteúdos os alunos apresentam mais dificuldades e assim fortalecer a aprendizagem nesses pontos.

A escola é toda projetada para ser uma extensão do próprio lar de cada estudante, arborizada, com flores em todo o espaço, um toque pessoal da diretoria com muitas mudas também entregues pelos próprios alunos.




O cuidado com a escola é evidente, inclusive no espaço para o café dos professores e na rádio da escola. Destaque também, quando nas aulas presenciais o civismo era algo marcante na rotina dos estudantes.

E mesmo na pandemia, tudo é feito no sentido de manter o vínculo da escola com a comunidade. Para aqueles que não conseguem ter acesso às atividades pela plataforma on-line, na escola ficam separadas as atividades para entregar aos estudantes.

A escola Albina Marció Sordi, assim como as demais escolas da região de Ariquemes, que se destacaram no Ideb, foram homenageadas pelo governador e o secretário de Educação. O mesmo foi feito para estudantes que tiveram um bom desempenho no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Na ocasião, também foram entregues 44 notebooks para os professores da mediação tecnológica, que compõem 15 escolas polos da Mediação da Jurisdição de Ariquemes





Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários