Aumenta procura por cirurgia bariátrica durante a quarentena

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Aumenta procura por cirurgia bariátrica durante a quarentena




Especialista do Hospital Santa Paula fala sobre a importância de não adiar o tratamento e explica diferenças entre os procedimentos

São Paulo, setembro de 2020 - Com o isolamento social imposto pelo novo coronavírus, muitas pessoas desenvolveram transtornos de apetite e ansiedade, o que, associado à baixa atividade física, pode promover o aumento do peso. O receio do ganho de peso não é à toa e é bom lembrar que a obesidade já é considerada uma epidemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e também um fator de risco para o Covid-19.

Uma pesquisa realizada no Brasil em Junho de 2020, por médicos e psicólogos. concluiu que quatro em cada dez pessoas ganharam peso durante a quarentena. E, segundo um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde em março de 2020, quase 20% da população brasileira já era obesa anteriormente ao início da pandemia.

Dr. Moacyr Campos, Cirurgião Geral do Hospital Santa Paula, afirma que, os pacientes obesos apresentam restrição respiratória, o que pode agravar a insuficiência respiratória presente na grande maioria dos casos da Covid-19,

Apesar do maior acesso à cirurgia bariátrica como forma de tratamento para a obesidade, os pacientes têm de percorrer uma jornada bem definida na busca de alternativas não cirúrgicas para perda de peso e melhoria da qualidade de vida. Confira abaixo os principais tipos de cirurgia e as diferenças entre elas.

Gastrectomia Vertical

“Este procedimento retira de 70% a 80% do estômago do paciente restringindo a quantidade de alimento que a pessoa pode ingerir, por conta da redução do volume gástrico”, explica o especialista. A cirurgia também implica na redução da produção do hormônio associado à fome (grelina), mas sem prejudicar a absorção de cálcio, ferro e vitaminas.


Banda Gástrica

Essa cirurgia coloca uma válvula inflável ao redor da parte mais alta do estômago, para criar uma câmara onde o alimento é coletado, diminuindo o espaço do estômago. Dr. Moacyr comenta que a maior vantagem deste método é a reversibilidade do procedimento, que também é pouco invasivo. Mas vale uma ressalva: é contraindicado para pacientes que sofrem com hérnia de hiato volumosa e refluxo gastroesofágico.


Bypass Gástrico

O by-pass gástrico diminui o volume do estômago e desvia o alimento ingerido da porção inicial do intestino delgado, reduzindo a absorção de carboidratos e gorduras.


O especialista do Santa Paula explica que a intervenção cirúrgica é uma opção ao tratamento com indicações específicas, segura, com tempo de internação muito curto e uma recuperação pós procedimentos rápida. “Assim, o paciente com acompanhamento ambulatorial multiprofissional garante a manutenção de peso adequada e qualidade de vida”. Ele acrescenta que manter uma vida saudável é o foco e o maior valor entregue no uso adequado deste procedimento cirúrgico.

Sobre o Hospital Santa Paula

O Hospital Santa Paula é um centro de excelência em saúde localizado na zona sul de São Paulo. Pertence à Rede Ímpar, que congrega 7 hospitais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal e que se uniu à DASA, líder em medicina diagnóstica no Brasil, com mais de 30 marcas de laboratórios no País e GSC Integradora de Saúde.

Inaugurado em 1958, tem como foco a alta complexidade, atuando em mais de 30 especialidades médicas, com destaque para Oncologia, Cardiologia, Neurologia e Ortopedia.



Com uma área de 18 mil metros quadrados, dividida em três edifícios, possui 200 leitos, sendo 50 deles destinados especificamente à Terapia Intensiva. Além disso, dispõe de Centro Cirúrgico com nove 9 salas de cirurgia e dez leitos de recuperação anestésica. Anualmente, realiza 9 mil procedimentos cirúrgicos, 14 mil internações e atende aproximadamente 100 mil pacientes no Pronto Atendimento. Conta com mais de 1,2 mil colaboradores diretos e indiretos e possui em seu corpo clínico 2,4 mil médicos cadastrados.



Em 2012 conquistou a certificação Joint Commission International (JCI) e em 2014 conquistou certificação JCI para tratamento de AVC. Em 2018, obteve o Selo Pleno do Hospital Amigo do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Naquele mesmo ano, recebeu a Certificação Internacional da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 (grau máximo), uma das associações internacionais de maior prestígio mundial no setor de saúde. A instituição foi a primeira de São Paulo a conquistar o nível máximo da EMRAM - Electronic Medical Record Adoption Model -, se consolidando como hospital totalmente digital (paperless).

RPMA Comunicação


Postar um comentário

0 Comentários