Polícia Militar de Rolim de Moura orienta o uso de linha com cerol ou outro material cortante ao empinar pipa é crime

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Polícia Militar de Rolim de Moura orienta o uso de linha com cerol ou outro material cortante ao empinar pipa é crime



Soltar pipa pode ser uma excelente maneira de incentivar as crianças a brincarem ao ar livre. Além disso, a atividade ajuda a estimular a criatividade, coordenação motora e atividade física tanto nos pequenos quanto nos adultos. 

Ao soltar pipa, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados, já que a brincadeira pode provocar acidentes.

Em Rolim de Moura – RO, a determinação é ficar em casa e cumprir o isolamento social como medida de prevenção contra o coronavírus, mesmo assim as crianças e adultos tem empinando pipas pelas ruas e terrenos baldios, então é preciso ficar atento aos riscos que podem ser causados com a prática em via pública. Uma linha de pipa com cerol se transforma em uma verdadeira navalha, representando risco de acidente a motociclistas, ciclistas, pedestres e outros. 

A Polícia Militar informa que o uso do cerol é considerado crime penal capitulado nos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais. 

Em caso do uso do cerol por crianças ou adolescentes, estes podem ser apreendidos e encaminhados às autoridades competentes. Já o adulto que fizer uso do cerol será conduzido, junto ao material, até a autoridade judiciária, podendo até mesmo ser preso. 

O Decreto nº 24.643, de 30 de dezembro/2019 passou a regulamentar a Lei Estadual nº 1.391, de 15 de setembro de 2004, que proíbe a comercialização e o uso de cerol no estado de Rondônia. 
A Polícia Militar recomenda que a prática de soltar pipa seja realizada em locais onde não haja rede elétrica, nem vias de tráfego e solicita aos pais que orientem seus filhos em relação aos riscos a terceiros e a si mesmos e mais o momento no qual vive Rolim de Moura, enfim o mundo, é momento de ficar em casa e se cuidar para não se contaminar com a covid-19.

A população pode denunciar o uso ilegal do cerol por meio do telefone 190.

Fonte: Esporte - iG

Postar um comentário

0 Comentários