OMS prevê pandemia de coronavírus "muito longa" em todo o mundo

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

OMS prevê pandemia de coronavírus "muito longa" em todo o mundo




Porto Velho, RO - Rádio França Internacional - A Organização Mundial da Saúde (OMS), reunida neste sábado (1°) em Genebra, alertou que a pandemia de coronavírus provavelmente seria "muito longa" e seus efeitos serão "sentidos nas próximas décadas".

O Comitê de Emergência da organização, reunido desde sexta-feira pela quarta vez para reavaliar a pandemia ", enfatizou que sua duração certamente seria muito longa", afirmou a OMS em comunicado.

"A OMS continua estimando que o risco representado pela Covid-19 é muito alto", acrescentou o comunicado. “O comitê de emergência” (composto por 18 membros e 12 conselheiros) “enfatizou a importância de uma resposta que deve ser nacional, regional e global” diante da pandemia.

O coronavírus infectou pelo menos 17,6 milhões de pessoas em todo o mundo e matou mais de 680.000, de acordo com uma contagem feita pela agência AFP a partir de fontes oficiais.

O comitê de emergência pediu à OMS que forneça a todos os países "orientações pragmáticas sobre como responder à pandemia", para reduzir o risco de contaminações e mortes, "em um contexto pressões socioeconômicas”.

Origens desconhecidas do vírus


O comitê também recomenda que a OMS acelere a pesquisa sobre os pontos ainda desconhecidos do vírus, em particular sua origem animal e seus possíveis meios de propagação por animais.

Ele também pede que pontos como "os modos de transmissão (do vírus), suas possíveis mutações, imunidade e correlatos de proteção" sejam esclarecidos.

A reunião do comitê, que durou seis horas, ocorreu na sede da organização em Genebra, com alguns participantes vinculados por vídeo. Os membros estão programados para se reunirem novamente em três meses.


"Essa pandemia é uma crise de saúde de grandes proporções e seus efeitos serão sentidos nas próximas décadas", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na sexta-feira.

"Muitas questões científicas foram resolvidas, muitas ainda estão esperando para serem esclarecidas", acrescentou. A maioria das pessoas no planeta pode ser afetada, mesmo aquelas que não vivem em áreas atingidas."

Postar um comentário

0 Comentários