Header Ads

Mudanças importantes na lei da nacionalidade portuguesa são aprovadas

Trabalhar em Portugal: veja quais são os profissionais mais ...
O parlamento de Portugal aprovou uma importante mudança na Lei da Nacionalidade de netos de cônjuges de portugueses. A nova legislação visa diminuir a burocracia e tornar o processo de naturalização mais justo e simplificado. O advogado Anselmo Costa explica estas novidades para quem deseja reconhecer a cidadania do país europeu

Os deputados portugueses aprovaram alterações na lei da nacionalidade portuguesa que vão facilitar a vida dos imigrantes em Portugal. A medida foi aprovada por 144 votos a favor, 82 contra e uma abstenção e agora segue para sanção presencial. A lei anterior (aprovada em 2018), reconhecia a nacionalidade dos filhos nascidos em Portugal dos pais que tivessem pelo menos 5 anos de residência no país luso.

Segundo o advogado Anselmo Costa, “a nova lei vai facilitar muito para os brasileiros que são netos de portugueses e que desejam adquirir a nova nacionalidade, pois as exigências para este processo caíram pela metade”. A versão anterior da lei era de 1981, que teve sua última atualização em 2018, e exigia a comprovação de laços com a comunidade portuguesa, que de fato era de difícil prova.

O advogado lembra que “a mudança permite que os filhos dos imigrantes legais com autorização de residência ou que fixaram residência há pelo menos um ano e que nasceram em território nacional possam ter nacionalidade portuguesa, sendo esse o desejo dos pais”. Ele lembra que simplificação do processo de nova naturalidade também facilitou inclusive para obtenção de nova nacionalidade do cônjuge. A Lei prevê o reconhecimento por casamentos com pelo menos 6 anos. Em caso de o casal ter filhos em comum, o processo pode ser solicitado sem cumprimento de prazo. A versão antiga da lei exigia, além de 3 anos de casado com o nacional português, a comprovação de laços com a comunidade.

Para os netos de portugueses, Anselmo destaca que “foi retirado também o requisito de comprovação de vínculo com a comunidade portuguesa”. Agora a comprovação será feita através do conhecimento suficiente da língua portuguesa.

A nova legislação também traz outros tópicos que mudarão esta maneira de adquirir a nacionalidade portuguesa. O advogado Anselmo Costa está disponível para entrevistas e explicar mais detalhadamente estas mudanças.
Mudanças importantes na lei da nacionalidade portuguesa são aprovadas Mudanças importantes na lei da nacionalidade portuguesa são aprovadas Reviewed by Voz de Rondônia on terça-feira, agosto 25, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Recent