Justiça Eleitoral manda bloquear perfil na rede social que difamou vereadora e identificar seu proprietário

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Justiça Eleitoral manda bloquear perfil na rede social que difamou vereadora e identificar seu proprietário

Vereadora Cristiane Lopes pode ser candidata à prefeitura em 2020 ...


Justiça Eleitoral manda bloquear perfil na rede social que difamou vereadora
Porto Velho, RO - Juízo da 2ª Vara Eleitoral de Porto Velho deferiu liminar ao Diretório Estadual do Partido Progressista (PP) e determinou o bloqueio do perfil Mídia Marrom (https://www.facebook.com/MidiaMarromRO), bem como a identificação de seu proprietário, e a citação da empresa Facebook para que apresente defesa no prazo de dois dias nos autos da Representação nº 0600033-16.2020.6.22.0002. 

Segundo a denúncia do Ministério Público Eleitoral, o perfil Mídia Marron RO se utilizou de trucagem/montagem, apresentando-se o nome da pré-candidata à prefeitura de Porto Velho Cristiane Lopes associada à imagem da deputada federal Jaqueline Cassol. 

Na denúncia feita pelos progressistas ao MPE, o perfil se valeu do anonimato com o objetivo objetivo de causar confusão mental, incutindo-se no eleitor desinformação sobre quem de fato é o pré-candidato, sendo tais condutas vedadas pela legislação eleitoral.

Na postagem, a trucagem utiliza a fotografia do rosto da vereadora Cristiane Lopes, e seu sobrenome ´Lopes´ substituído por Cassol. 
Em sua sentença, o juiz Arlen José Silva de Souza ressaltou que, apesar das propagandas eleitorais serem regidas por resoluções do TSE, não é novidade dessas eleições a ocorrência de postagens precoces de conteúdo eleitoral que, dissimulada ou expressamente, buscam atingir a imagem de pré-candidatos. 

Na decisão, o magistrado determinou a quebra do sigilo telefônico do número 55 69 99365- 3986 (cadastrado no FacebooK) para que seu proprietário seja identificado e provavelmente ser representado criminalmente. Após ser notificado, o Facebook terá 24 horas para bloquear o conteúdo.

Foto: Divulgação
Fonte: O OBSERVADOR

Postar um comentário

0 Comentários