]

Header Ads

Hospital de Campanha de Rondônia conta com serviço de tratamento para pacientes com lesão nos rins



O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) implantou o serviço de tratamento de hemodiálise no Hospital de Campanha de Rondônia para pacientes com lesão renal ou que venha desenvolver por conta da Covid-19. Foi construída uma estação de pré-tratamento de água com seis pontos de hemodiálise, sendo disponibilizadas duas máquinas para atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e em uma enfermaria, com capacidade para atender 10 leitos de UTI´s e 10 leitos clínicos.

De acordo com a diretora, Sandra Petillo, a unidade não recebia pacientes que já necessitavam de tratamento de hemodiálise, porém quando algum paciente, durante o tratamento apresentava a necessidade de hemodiálise por conta da doença, o mesmo era transferido para outra unidade hospitalar. “Com esse equipamento o hospital não vai mais precisar transferir pacientes com lisura renal, hoje temos duas máquinas instaladas na UTI, e já estamos providenciando a terceira que estará pronta até o fim da próxima semana. É de suma importância esse serviço numa unidade que atende pacientes graves, principalmente com Covid-19”, destacou a diretora.

O paciente J.L.S.M de 49 anos, deu entrada na unidade com suspeita de Covid-19, porém de acordo com a médica Caliope Barofaldi, o estado de saúde se agravou e foi encaminhado para UTI, onde está há cinco dias, e nessa quinta-feira (27) precisou fazer hemodiálise. “O quadro desse paciente foi evoluindo para disfunção renal, e os rins não estão mais filtrando, por isso a necessidade da hemodiálise, sendo nosso primeiro paciente a fazer diálise. Com esse tratamento feito no Hospital de Campanha, o paciente ganha tempo e maior chance de cura”, disse a médica.



A diálise é um procedimento no qual uma máquina externa substitui o papel dos rins, quando o órgão exerce menos de 10% da sua função. Entre todos os casos de Covid-19 no país, cerca de 20 a 40% dos pacientes internados, em estado grave podem sofrer alguma alteração nos rins.

“Ainda não se sabe exatamente por que os rins são afetados, mas acreditamos que o resultado seja multifatorial, e já há pistas. Uma delas é que a “tempestade” inflamatória (uma resposta exagerada do sistema imune na tentativa de combater o vírus) possa também afetar os órgãos que tem como função filtrar o sangue e eliminar toxinas, causando a nefrite. Também existe a possibilidade de ação direta do vírus nos rins, alguns relatos apontam que partículas do vírus já foram encontradas em células renais”, destacou a nefrologista, Sueli Oliveira Nascimento dos Santos.


Fotos: Ítalo Ricardo
Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Hospital de Campanha de Rondônia conta com serviço de tratamento para pacientes com lesão nos rins Hospital de Campanha de Rondônia conta com serviço de tratamento para pacientes com lesão nos rins Reviewed by editor on sexta-feira, agosto 28, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Recent