1
Alemanha põe em dúvida futuro do acordo União Europeia-Mercosul devido à situação da Amazônia

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Alemanha põe em dúvida futuro do acordo União Europeia-Mercosul devido à situação da Amazônia




"Temos sérias dúvidas de que o acordo possa ser aplicado conforme planejado, quando vemos a situação" na Amazônia, afirmou o porta-voz da chanceler alemã, Stephan Seibert. "Estamos céticos", disse o representante da Alemanha.

Esse amplo acordo de livre comércio foi assinado no ano passado entre a UE e o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), mas para ser validado definitivamente ainda deve ser ratificado por todos os parlamentos nacionais, o que ainda não ocorreu.

O Parlamento austríaco e, muito recentemente, o Parlamento holandês, rejeitaram o acordo na sua forma atual. Outros países como Bélgica, Irlanda e Luxemburgo também expressaram reservas, enquanto o presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou claramente sua oposição ao tratado UE-Mercosul por desrespeito do governo de Jair Bolsonaro ao Acordo do Clima de Paris


Na sexta-feira passada, a defensora do povo europeu, Emily O'Reilly, decidiu abrir uma investigação sobre o acordo, atendendo as preocupações de cinco ONGs sobre o estudo de seu impacto ambiental.

A Alemanha era um dos grandes promotores deste acordo. Mas os comentários feitos por Berlim nesta sexta-feira aumentam o peso das críticas do lado europeu, informa a RFI.


Fonte: Brasil 247/(Foto: Reprodução | Reuters)

Postar um comentário

0 Comentários