Governo apresenta ao setor empresarial de Rondônia mudança de critérios para enquadramento dos municípios

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Governo apresenta ao setor empresarial de Rondônia mudança de critérios para enquadramento dos municípios

Governo apresenta ao setor empresarial de Rondônia mudança de critérios para enquadramento dos municípios
Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia se reuniu com o setor empresarial na noite de quinta-feira (9), por videoconferência, para falar sobre a mudança na matriz de classificação do Plano Todos Por rondônia, que irá refletir diretamente em uma nova forma de cálculo, seguindo critérios técnicos para aprimorar o enquadramento dos municípios nas fases, no combate ao coronavírus. A mudança será apresentada e entrará em vigor a partir da próxima semana. As definições foram destacadas pelo Grupo Pensar Rondônia.

O governador Marcos Rocha deixou claro que o Governo está agindo com critérios técnicos, com sabedoria e buscando a união. Os cálculos apresentados foram trabalhados, inclusive junto com o Ministério Público. “Trabalhamos respeitando os Poderes, respeitando o setor produtivo e tendo uma palavra como foco: responsabilidade com a vida de cada um da população, essa tem que ser a mola mestra das nossas atuações”, avalia o governador.

Durante a videoconferência, foi também apresentada a alteração do indicador relativo à velocidade do contágio, que deixa de ser o número de casos confirmados por 100 mil habitantes nos últimos 7 dias e passa a ser a relação entre número de casos ativos dos últimos 7 dias e o número de casos ativos dos 7 dias anteriores a eles. Essa mudança permite refletir melhor o avanço da doença em cada município e adotar medidas restritivas somente onde elas são de fato necessárias.

Um novo decreto deve ser publicado nesta sexta-feira (10), já apresentando a alteração dessa variável da matriz de categorização com os ajustes apresentados durante a videoconferência. Também está sendo esperada para a próxima semana uma nova Portaria, já com o novo critério debatido e aceito pelo setor empresarial.

Vale destacar que as mudanças preservam o objetivo inicial da estratégia priorizada pelo governador Marcos Rocha, que é evitar o colapso do sistema de saúde, sem impor restrições desnecessárias à atividade comercial. Em todas as reuniões, o governador tem sempre afirmado que nunca admitiu o lockdown e sempre tem aberto diálogo para tratar do assunto e do combate ao coronavírus.




Postar um comentário

0 Comentários