Superintendência de Tecnologia da Informação promove transformação digital aos serviços públicos em Rondônia

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Superintendência de Tecnologia da Informação promove transformação digital aos serviços públicos em Rondônia

Superintendência de Tecnologia da Informação promove transformação digital aos serviços públicos em Rondônia
Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia publicou no Diário Oficial a Lei Complementar nº 1062, que transforma a antiga Superintendência de Estado para Resultados (EpR) na nova Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). A transformação no órgão não implica em aumento de cargos, nem de despesas e tem por objetivo aprimorar a tecnologia da informação e comunicação do Estado.

A Setic terá por responsabilidade promover a transformação digital dos órgãos da administração direta e indireta de Rondônia, assim a Superintendência mantém o papel de modernização do governo estadual. Por meio da tecnologia, deve atingir eficiência e economia no atendimento aos demais órgãos públicos e ao cidadão usuário dos serviços.

De acordo com o superintendente da Setic, coronel Delner Freire, a nova Superintendência terá foco no desenvolvimento de sistemas informatizados utilizando métodos ágeis. “Com esse direcionamento será possível promover uma automatização expressiva, com melhoria dos processos de trabalho e melhor aproveitamento dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação em Rondônia”.

A Setic também irá atuar como órgão de Governança Digital, assim como de serviços digitais. Deve propor investimentos em tecnologia e modernização de todo o parque computacional estadual, bem como manter uma infraestrutura de rede óptica estadual de comunicações e telefonia VOIP para atender às unidades de Governo. Além disso, poderá estabelecer padrões técnicos e de governança, assim como medidas ativas que reforçarão a segurança da informação no Estado.

No ano passado, reconhecendo o caráter estratégico da infraestrutura de dados em um Estado que visa ser cada vez mais conectado, um crédito adicional suplementar de R$ 3,1 milhões foi aprovado no Legislativo e sancionado pelo governador Marcos Rocha, para garantir a normalidade do tráfego de dados da rede Infovia.

Atualmente, a Infovia está em pleno funcionamento em três cidades, Porto Velho, Candeias do Jamari e Ariquemes, com planos de expansão para todos os municípios de Rondônia. Hoje são cerca de 250 clientes trafegando numa rede de capacidade de tráfego de 10 Gb/s, sem limitação.

Para o diretor executivo da Setic, Hudyson Barbosa, “com as atribuições específicas, podemos transformar digitalmente Rondônia e proporcionar serviços que facilitem o trabalho do servidor e respondam com eficiência às necessidades da população”.




Fonte: Secom

Postar um comentário

0 Comentários