Força-tarefa reforça vigilância e melhora fluxo de atendimento à Covid-19

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Força-tarefa reforça vigilância e melhora fluxo de atendimento à Covid-19



Porto Velho, RO  - O súbito aumento de casos em São Miguel do Guaporé fez o Governo de Rondônia enviar uma força-tarefa para socorrer o município no controle do avanço da doença. A primeira equipe chegou à cidade no dia 29 de maio, e as ações foram reforçadas entre os dias 2 e 5 deste mês, com fortalecimento da vigilância e a atenção primária à saúde com orientações feitas pela equipe técnica da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O secretário da Sesau, Fernando Máximo, e a diretora geral da Agevisa, Ana Flora Gerhardt, designaram profissionais ao município para orientar quanto às atividades de enfrentamento à doença no município. O titular da Sesau, inclusive, esteve no município e, na ocasião, levou medicamentos e testes rápidos para auxiliar no combate à doença.


‘‘Nós chegamos lá principalmente com o foco de organizar esse enfrentamento à doença no município. Esse apoio da força-tarefa trouxe, de fato, uma integração maior. Percebemos que a união dos profissionais ajudou a trazer resultados positivos. O fluxo de atendimento aos usuários melhorou, assim como o monitoramento dos casos’’, afirma o técnico da Atenção Primária à Saúde (APS) da Gerência de Programas Estratégicos de Saúde (GPES) da Sesau, Claudemilson Souza Duran.

MONITORAMENTO DOS CASOS

A Agevisa também prontamente ofereceu auxílio para São Miguel do Guaporé. “Tão logo fomos informados da necessidade de uma força-tarefa no município de São Miguel do Guaporé, rapidamente organizamos uma equipe para o local. Os que ficaram em Porto Velho revezaram-se e, assim, todos colaboram com as ações de enfrentamento à Covid-19”, diz Ana Flora

Teve também alinhamentos quanto ao protocolo de tratamento medicamentoso da doença, e quanto ao fluxo de Centro de Atendimento ao usuário com Covid-19, orientações quanto ao uso correto dos EPI, manuseio e monitoramento do e-SUS VE, e capacitação de profissionais na utilização do e-SUS VE.

A situação de enfrentamento da doença em São Miguel do Guaporé continua sendo acompanhada. O governo estadual está atento ao controle da Covid-19 nos 52 municípios.


Fonte: rondoniaovivo

Postar um comentário

0 Comentários